Localizado na BR-232, a apenas 107,5 km da capital Recife, o Rufina Borba é um parque bem estruturado, com boas acomodações e amplas arquibancadas, além de preservar o Bem-Estar Animal. O recinto passou para a história da raça, pois foi palco do 1º Potro do Futuro e Campeonato Nacional da ABQM, no ano de 2003 e repetindo o feito desses eventos em 2009. Já em relação ao Congresso e Derby, que este ano estarão completando 14 realizações, o Rufina Borba será palco pela décima segunda vez, enquanto a Copa que teve seu início em 2017, realizará seu sexto evento nesse recinto.
Segundo o Departamento de Esportes até sexta-feira, 8 de março, data de encerramento das inscrições antecipadas com descontos, foram apuradas 701 senhas (402 do Congresso, 178 do Derby e 121 da Copa). Esse número demonstra um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 536 inscrições nas antecipadas e, com as senhas feitas durante os campeonatos, totalizou 907 conjuntos. “Nossa previsão é que passe das mil senhas e se torne o maior Congresso e Derby já realizados, visto o aumento das provas oficiais e oficializadas no Nordeste”, destacou Celso Pontes de Miranda Filho, vice-presidente da ABQM e tradicional criador alagoano da modalidade.Região turística Além da parte esportiva, os quartistas que veem de outros estados poderão desfrutar da boa tradição turística da região, tanto em relação aos pontos de visitação e comercio, quanto a sua típica culinária, pois vários sites voltados a esse segmento, mostram que tanto Bezerros como outras cidades próximas são muita atrativas.
No trajeto sentido Recife ao Parque Rufina Borba, num raio aproximado de 30 km, eles terão pelo menos três cidades bem próximas ao recinto. A primeira delas é Gravatá, conhecida como a ‘Suíça brasileira’, pelo clima ameno de serra em pleno agreste, com várias casas de fondue para combinar com a temperatura e outros restaurantes de comidas tradicionais, além da produção de doces e bolos, desde a época colonial e os engenhos de açúcar. Destacam-se o bolo de rolo, o Souza Leão e o bolo de noiva, exemplos dessas guloseimas. Existem ainda roteiros mais históricos culturais, passeando pelos casarões centenários, além da feira de artesanato muito requisitada pelos visitantes. A cidade é tradicional também pelas festas como São João, Semana Santa e Circuito do Frio.
Bezerros é conhecida nacionalmente como a ‘Terra do Papangu, pois concentra o terceiro maior polo carnavalesco do estado. Com o tema ‘Folia, Mistério e Magia’, apresentou para o público nesse ano de 2024, blocos de foliões que saem mascarados e fantasiados. Cenas como dessas festas podem ser vistas no Centro Cultural Popular da cidade, bem como ateliês de xilogravuras com obras de grandes mestres dessa arte. Bezerros também requisitada pela culinária com pratos típicos nordestinos, bem como os tradicional bolo de rolo e o bolo barra branca. Você encontrará também outros restaurantes com vistas exclusivas do pôr do sol na Serra Negra, distante apenas 10 km do centro de Bezerros.
Trata-se de um dos mais belos locais turísticos do Estado, com pontos que atingem mais de mil metros de altitude, mantendo uma tradição cultural e artesanal, com trabalhos em cerâmica, tecelagem, bordados e outras artes.Passando o Rufina Borba, a apenas 30 minutos, você chega à Caruaru, a quarta cidade mais populosa de Pernambuco, com cerca de 365 mil habitantes. Ela é cheia de histórias e belezas naturais e recebe visitantes de todos os lugares durante os festejos juninos. É considerada a cidade que abriga a maior Festa de São João de toda a região. O local é repleto de casas históricas e centros culturais incríveis, além de museus, como o de Luiz Gonzaga, onde você poderá conhecer um pouco mais sobre a trajetória profissional e história de vida do Rei do Baião. Outra atração é o Museu do Cordel, localizado dentro da Feira de Artesanato de Caruaru, que é um dos pontos turísticos mais procurados. É nesse local que se encontra uma variedade de produtos em couro, barro e outros materiais, além de artesanatos, objetos da cultura sertaneja e de comidas típicas do estado.Portanto, é uma grande oportunidade para os quartistas que virão de vários estados, trazerem suas famílias para acompanhar as acirradas disputas nas pistas e curtirem bons momentos de lazer.
Por: Abdalla Jorge Abib
Postar um comentário