O fiscal estadual agropecuário Francisco Alberto Júnior realizou ações de vigilância epidemiológica em atendimento aos programas de sanidade para bovinos, equinos, aves e suínos. O fiscal monitorou locais de risco para entrada de doenças como o lixão da cidade e parque de vaquejadas, além de fiscalização em propriedades rurais com exploração de bois, porcos e galinhas.
Em uma pequena propriedade com criação de bovinos e aves domésticas de subsistência, o fiscal da AGED inspecionou bovinos, atendendo aos programas da aftosa e da tuberculose e brucelose e também as aves, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).
Foi fiscalizada ainda uma propriedade com criação de suínos, com ações de vigilância visando o controle e erradicação de doenças que afetam o rebanho suíno, em atendimento ao Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos – PNSS.
Durante a execução de todas as atividades, as ações de educação sanitária envolveram a orientação e entrega de informações aos produtores e criadores reforçando a importância da sanidade dos animais e foram instruídos da importância de notificar a AGED, quando da suspeita de doenças nos animais de exploração pecuária.
Postar um comentário