AGED realiza reunião estratégica para a regularização dos estabelecimentos de origem animal em Timon


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou uma reunião estratégica para a regularização dos estabelecimentos de origem animal e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município de Timon, destacando seu papel no desenvolvimento econômico local e na segurança sanitária dos produtos de origem animal.

O encontro contou com a participação da gestora regional da AGED de Caxias, Nádia Medeiros, da responsável pela ULSAV de Timon, Jocelia Rego, da fiscal estadual agropecuária Regina Maurício, do secretário de Relações Interinstitucionais Francisco Borges, do advogado Thalysson Martins e do representante do prefeito Gabriel Brito.

O município de Timon já avançou na implementação do SIM, com a lei de criação aprovada e a equipe técnica estruturada. Agora, o desafio é garantir sua plena operacionalização, ampliando sua capacidade de fiscalização e garantindo a certificação sanitária dos produtos locais.

O fortalecimento do SIM representa uma oportunidade para pequenos e médios produtores acessarem novos mercados, incluindo programas institucionais como o PNAE e PAA. Além disso, incentiva a formalização de agroindústrias, promovendo a geração de empregos e a atração de investimentos para o setor.

Para consolidar o SIM, a reunião abordou a necessidade de estruturação física, aquisição de equipamentos, regulamentação complementar e adequação para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF-MA e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA. Também foram discutidas estratégias para sensibilização e capacitação dos produtores, promovendo a certificação como um diferencial competitivo e de segurança alimentar.

A AGED segue comprometida com a parceria interinstitucional e com o suporte técnico aos municípios na implementação do SIM, garantindo um serviço de inspeção eficiente, que contribua para o fortalecimento da economia local e a proteção da saúde pública.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem